A advocacia brasileira está em período de renovação de lideranças. Até o final de novembro, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza eleições para definir os presidentes das seccionais estaduais e do Distrito Federal.

    Com um colégio eleitoral composto por mais de 1,5 milhão de advogados, a votação é obrigatória para todos os inscritos na entidade, sob pena de multa de 20% sobre o valor da anuidade, que varia de R$ 799 a R$ 1.276 dependendo da unidade federativa.

    As votações, que tiveram início no dia 17 de novembro, seguem até o dia 30. As urnas funcionam das 9h às 17h, horário de Brasília. Ao término, os resultados serão divulgados no site da OAB Nacional a partir das 18h. Este ano, 16 seccionais adotaram o sistema on-line ou híbrido, enquanto 11 optaram por eleições presenciais.

    Mandatos e Composição das Chapas

    Os novos dirigentes assumirão mandatos de três anos, com possibilidade de reeleição. Além dos presidentes, os advogados votam em chapas completas, que incluem vice-presidentes, secretários, diretores, conselheiros e suplentes.

    Principais Resultados

    • Distrito Federal: Paulo Maurício Braz (“Poli”) foi eleito com 41,37% dos votos, tendo Roberta Batista de Queiroz como vice.
    • Minas Gerais: Gustavo Chalfun lidera a chapa “No Caminho Certo”, eleito com 61,15% dos votos, ao lado da vice Núbia Elizabette.
    • Maranhão: Kaio Saraiva foi reeleito com expressivos 71,66% dos votos, mantendo Tatiana Pereira Costa como vice.
    • Mato Grosso: Gisela Alves Cardoso garantiu a reeleição com 35,39% dos votos. Seu vice será Giovane Santin.
    • Pernambuco: Ingrid Zanella fez história ao ser eleita como a primeira mulher a presidir a seccional, com 49,91% dos votos.
    • Rondônia: Márcio Melo Nogueira foi reeleito com 55% dos votos válidos, junto com a vice Vanessa Michele Esber.
    • Pará: Sávio Barreto foi eleito com 53,17% dos votos, tendo Brenda Braga como vice.
    • Amapá: Israel Graça venceu a disputa com 57,46% dos votos, acompanhado de Cristina Rocha como vice.
    • Tocantins: Gedeon Pitaluga foi reeleito com 56,85% dos votos válidos, ao lado da vice Larissa Rosenda.
    • Roraima: Ednaldo Vidal garantiu seu terceiro mandato consecutivo com 53,5% dos votos, ao lado da vice Natália Leitão.

    Essas eleições reforçam a importância da representatividade na OAB, refletindo as demandas e prioridades da advocacia em cada região. Acompanhe no site da OAB Nacional a atualização completa dos resultados e informações sobre os mandatos eleitos.

    Fonte: Valor Econômico.

    Compartilhe.